segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Primeira Seletiva do BRADAN Pernambuco 2015

No último domingo, 27/09, aconteceu a Primeira Seletiva do BRADAN - Campeonato Pernambucano de Breaking, na modalidade de batalha 2x2. A Etapa contou com 32 duplas vindas do Recife, Cabo de Santo Agostinho, Gravatá, Garanhuns e até mesmo duplas dos estado da Paraíba e Alagoas. 

Fomentado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (FUNCULTURA),  após seleção pública ocorrida em 2014, o evento ocorreu no Paço do Frevo, no bairro do Recife Antigo. Parceiro da CUFA Pernambuco nesta ação, o Paço do Frevo é um espaço dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo, visando propagar sua prática para as futuras gerações. Nesta atividade, a instituição alargou seus horizontes e abriu espaço para o breaking. 

Interação entre os jurados convidados e participantes no Paço do Frevo

Interação entre os jurados convidados e participantes no Paço do Frevo


O clima bem descontraído entre os competidores foi uma marca da seletiva. Eles estavam em uma competição, mas a integração, amizade e respeito entre eles predominou durante todo momento. Mas não foi só de dança e batalha que a etapa foi composta. As atividades começaram desde as 9h da manhã, com muitos ensinamentos através de rodas de diálogo e palestras, com a presença de convidados. 

Um deles foi Cleiton Rocha, conhecido como Kakko (MG), que participou como jurado convidado nesta Etapa Seletiva. Kakko já foi B-boy, e atualmente é Grafiteiro e Rapper. Além desta atuação artística, Kakko é especialista em palestras transversalizando a cultura Hip Hop e a prevenção ao uso e abuso de substância psicoativas e também Coordenador da Cufa Uberlândia - MG.

Na programação, a Seletiva do BRADAN Pernambuco também contou com a presença dos jurados convidados Eder Barbosa (RS) e Alisson Onilio (PR), dois experientes e vitoriosos B-boys. De Pernambuco, estavam presentes Sérgio Ricardo, o "Sociólogo das Favelas" e Presidente da Associação Metropolitana de Hip Hop de Pernambuco (também Coordenador de Produção do BRADAN PE 2015) e Cesar Cronenbold, Presidente da CUFA Pernambuco e Coordenador Geral do BRADAN PE 2015. 





No período da tarde, com o sorteio definido e as duplas prontas, deu-se o início das batalhas. Emoção, ansiedade, alegria, um mix de sentimentos tomavam conta dos participantes. Aline Mariano (Secretaria de Enfretamento ao Crack e Outras Drogas - SECOD, apoiadora do evento), juntamente com sua equipe, estiveram presentes para apreciar as apresentações. A Patrulha Escolar, parceira desta e de outras ações da CUFA Pernambuco, também estava presente, no apoio ao evento e com o Major Cláudio prestigiando a atividade. Contamos, ainda, com a presença de Ronan Drummond, da Rede Globo Nordeste. 


A partir das 16h, ocorreu uma intervenção artística na Praça do Arsenal, com a presença dos competidores. Foi a Ocupação Danças Urbanas, que levou breaking para o público em geral. O espaço será mais uma ação da CUFA Pernambuco, promovendo as danças urbanas, e será realizado mensalmente.

Ao término da Etapa ficamos conhecendo as 8 (oito) duplas finalistas do BRADAN PE 2015, que farão a grande final no dia 15 de Novembro de 2015, no Parque Santana, localizado no Bairro de Casa Forte no Recife. A lista segue abaixo:

DUPLA 1
Perninha e Barruan

DUPLA 2
Sinistro e Loko

DUPLA 3
Cabu e Tuchê

DUPLA 4
Rixx e Mustang

DUPLA 5
Pitchula e Leônidas

DUPLA 6
Chester e Invictos

DUPLA 7
Nininho e Power Flex

DUPLA 8
Jonas Flex e Bronx



A final da competição será em 15/11/15 e promete ainda mais emoção... 

Para maiores informações, consultem o site: http://www.dancasurbanas.com.br/

(Esta matéria contou com informações de Guilherme Dias, da Coordenação de Marketing da CUFA Pernambuco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário