quarta-feira, 25 de abril de 2012

Viradão Esportivo 2012 promete ferver o fim de semana em Porto de Galinhas


O próximo fim de semana promete ser agitado, nas praias mais badaladas de Pernambuco.  Isso porque o grande público irá conferir o Viradão Esportivo 2012, que acontece nos próximos dias 28 e 29, nas praias de Porto de Galinhas e Maracaípe, com duração de 24 horas de práticas esportivas sem parar. 


A abertura oficial do evento será no sábado, às 18h, na Pista de Skate, com a presença de colaboradores, parceiros e representantes do projeto, além de esportistas.  O encerramento acontece às 18h do domingo com shows de bandas locais e entrega de prêmios.

Serão 24 horas de pura adrenalina e reunirá esportistas de todas as idades.  O Viradão mescla o evento com 12 modalidades esportivas como: surf, corrida de jangada, jiu jitsu, capoeira, academia da 3ª idade, Copa Norte Nordeste de Futvoley, surf mirim, xadrez, dentre outras.

Segundo o coordenador estadual da Central Única das Favelas (Cufa) em Pernambuco e organizador do evento, Cesar Cronenbold, a ideia das atividades é utilizar o esporte como ferramenta de inserção e integração social. “Através do esporte alcançamos crianças, jovens e adultos, pois as modalidades esportivas possuem grande apelo na sociedade”, diz.

O evento é uma iniciativa da Cufa que realiza essa atividade em âmbito nacional.  A cada ano, os idealizadores fecham o evento em um determinado local ou região e ostenta um tema que serve como fio condutor e argumento da manifestação.  O Viradão para este período no litoral sul pernambucano recebeu o tema “O mar é nosso palco”.

Para este show esportivo, a Cufa também recebeu apoio logístico do Governo do Estado para a realização de atividades paralelas. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por exemplo, irá apresentar, através do Projeto Atitude Núcleo Cabo, teatros, vídeos e capoeira para o público. A Secretaria de Saúde irá levar para população a campanha de prevenção contra DST/HIV. A Secretaria de Defesa Social promoverá a expedição de documentos como RG, CPF e carteira de Trabalho gratuitamente. Já a Secretaria Municipal de Saúde de Ipojuca, juntamente com a Cufa e Secretaria Estadual de Saúde fortalecerá uma ação denominada Caravana contra Dengue.  



O QUE É VIRADÃO ESPORTIVO?

É um projeto que visa incentivar as mais diversas práticas esportivas, reafirmando o impacto social e a importância do exercício da cidadania.
Mobilizando a maior quantidade de pessoas possível, numa grande maratona esportiva com duração de 24 horas ininterruptas, o projeto dá visibilidade aos eventos realizados nas periferias que geralmente não fazem parte de calendários formais.


O Viradão trará um cardápio de atividades e eventos esportivos, sejam eles os mais clássicos, quanto os mais atípicos, que nem sempre são de conhecimento do grande público. Dessa forma é que se dá a comunicação entre grandes espetáculos esportivos e os esportes ainda em desenvolvimento.

Como estratégia de ação, o projeto conta com um conselho gestor e uma equipe de curadores em cada localidade; estes serão responsáveis por mobilizar e selecionar, respectivamente, iniciativas esportivas em comunidades, escolas, associações, clubes, forças armadas, governos, repartições, empresas, shoppings, condomínios residenciais e demais organizações civis interessadas em participar do acontecimento.
Este conselho e esta curadoria atuam dentro da localidade que realizar o Viradão Esportivo, ou seja, cada localidade realizadora terá um conselho e uma curadoria municipal ou estadual.
Os membros deste conselho percorrem o maior número de locais e organizações de possíveis participantes, incentivando-os a aderir à iniciativa.
As ações do Viradão Esportivo devem ocorrer em diversas regiões e comunidades, de diferentes  culturas como, por exemplo,  indígenas, quilombolas, rurais entre outras. Além de espaços diversos, este ano, o Viradão Esportivo terá como espaço principal o mar.


A CUFA E SEU PAPEL SOCIAL

A Central Única de Favelas desenvolve seus projetos visando o fortalecimento da cidadania. Pensando no bem estar e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, a Cufa emprega o esporte como fator de integração entre as pessoas. O esporte de participação é o instrumento de transformação social que agrega cada vez mais adeptos nas ações da CUFA em todo o país.

Trabalhar a integração social através do esporte já faz, há anos, parte da ideologia da CUFA, porém, entende-se que a expansão desse trabalho através de uma grande mobilização esportiva e de cidadania, amplia significativamente o número de envolvidos, além de causar impacto e visibilidade social.




Mais informações:
Coordenação Estadual
Cesar Cronenbold
 (81) 97821564
(81) 88808408

Assessoria de Imprensa:

Soraya Rejane – 9488-2319
Daniel Souza – 8758-0065

Nenhum comentário:

Postar um comentário