segunda-feira, 23 de maio de 2016

CUFA Pernambuco no combate à dengue: Zika Zero

A parceria entre a Central Única das Favelas - CUFA - de Pernambuco e o Ministério da Saúde trouxe neste último fim de semana uma série de ações que mobilizaram moradores das periferias de Recife a fim de eliminar de suas casas possíveis focos do mosquito que transmite os vírus zika, da dengue e chikungunya.
Momento de culminância da campanha Zika Zero, em Brasília Teimosa, com a presença de MV Bill, rapper e um dos fundadores da CUFA

O Aedes Aegypti, mosquito que transmite os vírus zika, da dengue e chikungunya, é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir de ovos postos pelas fêmeas. Os ovos são colocados em água limpa e parada e distribuídos por diversos criadouros.
É pela fácil reprodução do mosquito e rápida transmissão das doenças associadas a ele que as atividades da Zika Zero foram fundamentais. Ações de grafitagem, dança, palestras e teatro foram realizadas nas comunidades dos Coelhos, Brasília Teimosa e Alto Santa Isabel, no Recife. O rapper e um dos fundadores da CUFA MV Bill esteve presente, nas ações do sábado 21/05, estimulando a percepção dos moradores sobre o que podem fazer para combater o mosquito. No domingo, 22/05, foi a vez da rapper e uma das fundadoras da CUFA Nega Gizza, conscientizar a população. Moradores e agentes de saúde participaram, também, de um faxinaço, que buscou eliminar focos do mosquito.
Equipe alinhada para promover a conscientização dos moradores de Brasília Teimosa, Alto Santa Isabel e Coelhos
A ação teve muita repercussão entre os moradores e, também, na mídia, como é possível ver no link abaixo, que mostra o bloco do NETV, noticiário da Rede Globo, onde aparece a notícia: http://g1.globo.com/pernambuco/videos/v/netv-2a-edicao-programa-de-sabado-21052016-bloco-1/5040687/
O trabalho não para por aqui. A CUFA Pernambuco lembra a todos que atitudes simples podem ajudar a combater este mosquito, que transmite doenças que estão, inclusive, associadas a casos de microcefalia. Vale lembrar, ainda, que Pernambuco é um dos estados com mais casos de microcefalia em todo o Brasil. Com esta realidade, é fundamental a colaboração de todos no sentido de eliminar os focos do mosquito. Em casa, é muito simples eliminar os focos:
  • Tampe os tonéis e caixa d’água;
  • Mantenha as calhas sempre limpas;
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  • Mantenha lixeiras bem tampadas;
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
  • Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
  • Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
Para mais informações:

• Dengue: http://goo.gl/radXyy
• Chikungunya: http://goo.gl/EvYvsf
• Zika Virus: http://goo.gl/oSHIK2

Colabore com a campanha Zika Zero, faça sua parte... Um mosquito não pode vencer um país inteiro!