quinta-feira, 27 de agosto de 2015

CUFA em Nova York!

Saiu a programação da Cufa Global Week - Semana Global da Cufa!!!

De 13 a 18/09/15, a CUFA estará em Nova York levando uma extensa programação, que contará com debates, mostras de filmes, exposições, apresentações culturais, palestras, como vocês podem ver no link: http://www.cufaglobal.org/global/programacao/last/


Conheçam a programação e vejam o que a CUFA está fazendo pelo mundo!

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

CUFA Pernambuco inicia percurso por escolas de Recife para palestras de prevenção às drogas

Na última terça, 25/08/15, a CUFA Pernambuco iniciou uma itinerância por escolas do Recife, para realização de palestras de prevenção às drogas, visitando a Escola Técnica Estadual Miguel Batista, no bairro de Apipucos. Como apontam pesquisas e notícias, os primeiros contatos com as drogas se dão, muitas vezes, durante a infância e a adolescência. É em busca de informar e estabelecer o diálogo com crianças e jovens, entre 9 e 18 anos, que as palestras estão sendo realizadas.

Hoje, 26/08/15, foi a vez de visitar a Escola Professor Jordão Emerenciano, no Ibura/UR-02/Cohab. Na imagem, com os alunos da escola, o presidente estadual da CUFA Pernambuco, César Cronenbold (à direita), Valter Calheiros, gerente geral do eixo de Prevenção da SECOD (à esquerda, segurando o livro) e Levi Costa, dançarino da Step Evolution (de boné, à frente).

A ação é fruto de uma parceria entre a CUFA Pernambuco e a Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (SECOD), da Prefeitura do Recife. Estão previstas visitas em mais de noventa escolas, levando palestras e material informativo, mas, principalmente, procurando mostrar para crianças e jovens que há muitas outras alternativas ao consumo de drogas.

Uma dessas alternativas é a inserção cultural, como a CUFA tem trabalhado há mais de vinte anos por todo o Brasil.

No caso da CUFA Pernambuco, as ações em cultura estão em pleno andamento e uma das atividades divulgadas nas escolas visitadas é o BRADAN - Pernambuco: Campeonato Estadual de Break Dance, que segue com inscrições abertas até 05/09/15 (mais informações: http://www.dancasurbanas.com.br/ )

Para maiores informações sobre estas ações, entrem em contato através do e-mail: cufaempernambuco@gmail.com

Palestra com os alunos




domingo, 23 de agosto de 2015

BRADAN: Campeonato de Break Dance da CUFA Pernambuco com inscrições abertas!!!



Estão abertas as inscrições para o BRADAN - Brasil Break Dance - Pernambuco! O BRADAN - Pernambuco, campeonato estadual de break dance, é um evento de Dança Urbana, que surgiu em 2009 através de uma iniciativa da CUFA. As danças urbanas são fundamentais para expressão corporal de muitos jovens, que podem exercitar tanto o corpo quanto a mente, o que promove e fortalece a saúde física e espiritual. 

No âmbito das danças urbanas, o break é um estilo de dança originário das periferias norteamericanas e surgiu no cenário do movimento Hip Hop. Hoje, o break é difundido em todo o mundo e através da dança, os jovens - sobretudo de comunidades e favelas - se tornam ativos onde vivem, além de se manterem integrados com jovens de outras cidades e estados, enriquecendo seu conhecimento cultural. 

Neste cenário, a CUFA Pernambuco, está realizando o BRADAN Campeonato Estadual de Break Dance 2 vs 2. Para realizar as inscrições, as duplas devem se cadastrar no site: http://www.dancasurbanas.com.br/

No site, também é possível publicar atividades no âmbito das danças urbanas, tanto as duplas inscritas, como qualquer pessoa que pratique outras modalidades. A ideia é fazer do site um portal, com informações diversas sobre as danças urbanas em Pernambuco. Para colaborar com informações sobre danças urbanas, é só entrar em contato: cufaempernambuco@gmail.com

Participem!!!


Novo blog da CUFA PERNAMBUCO!


Voltamos as nossas publicações em nosso blog, mostrando para vocês a nova logo da Central Única das Favelas (CUFA) Pernambuco!!!

Na imagem, vocês veem o Anu Preto, ave símbolo da CUFA em todo o mundo. A ave está presente em todo o Brasil. No período colonial, o anu preto era o nome com o qual portugueses e espanhois insultavam escravos, negros e negras. Além disso, o anu preto também foi considerado como mau agouro. Rompendo com estes paradigmas e convidando-nos a rever nossos conceitos, a CUFA elegeu o Anu Preto como sua marca, para fortalecer a cultura negra. O pássaro, então, estampa as marcas da CUFA nacional e dos estados, como Pernambuco.


Como vocês podem ver, continuamos nossa perspectiva de fortalecimento das comunidades e favelas, a partir da mudança de nossa marca e, principalmente realizando várias outras atividades, como divulgamos por aqui e no nosso Facebook: https://facebook.com/cufapernambuco

Até a próxima!